DEU NO JORNAL, DIA 14/03/2010, DIA DA POESIA

Hoje é dia de celebrar a poesia no Schivasapa

“O momento é de estimular a leitura e atividades como os saraus são fundamentais”, diz Renato Gusmão

Poesia e música sempre caminharam juntas. E hoje, Dia Nacional da Poesia, a data será lembrada com o show lítero-musical “Universos das Canções”, que reúne no palco do teatro Margarida Schivasappa as cantoras Aíla Magalhães, Juliana Sinimbú e Nanna Reis. Acompanhadas por Davi Amorim (violão); Jhonatas Gouveia (contrabaixo), Bob Freitas (guitarra) e Marcio Jardim (percussão), as três jovens artistas farão um passeio pelo universo criativo do letrista e poeta paraense Renato Gusmão.

O show também conta com a participação dos poetas Antonio Juraci Siqueira e Edvandro Pessoato, da Malta de Poetas Folhas e Ervas, e Rui do Carmo e Rita Melém, do Instituto Extremo Norte, além das participações da bailarina Bárbara Dias e do cantor Adriano Cruz. “Renato Gusmão é um grande poeta. As canções dele já fazem parte do meu repertório e hoje cantarei as minhas favoritas: ‘Origens’, ‘O frio’ e ‘Luz das águas’ – que é uma canção linda, em que ele fala sobre a chuva. Homenagear o Renato é sempre um grande prazer”, diz Juliana Sinimbu, que realiza o pré-lançamento de seu disco de estreia na próxima semana.

Renato Gusmão conta que o show será dividido em três blocos, onde ao final de cada um Aíla, Juliana e Nanna cantarão juntas. Elas vêm participando de shows promovidos pelo programa, sempre acompanhadas por músicos daqui, e prometem muita musicalidade e harmonia numa noite poética. “O bom é que o programa completa 17 anos este mês, mantendo a regularidade de realizar três a quatro shows por ano. Nós visamos usar o Cor da Pátria para mostrar o universo criativo de autores locais e agregar vários talentos, numa forma de incentivar artistas da nossa terra”, afirma.

Na opinião de Renato, a poesia paraense tem muito que comemorar nesta data. “Estamos presenciando o surgimento de novos autores e, apesar de não termos editoras fortes, continuamos lançando livros. O momento é de estimular a leitura e atividades como os saraus são fundamentais”, avalia. “Minha criação está muito voltada ao dia-a-dia da nossa região, ao nosso cotidiano. Eu gosto de viver essa urbanidade em minhas composições”, diz.

RENATO GUSMÃO

Mantém vários projetos dentro do “Programa Cor da Pátria”, que idealizou em 1993. Participa das antologias “XI Antologia Poética Hélio Pinto Ferreira”, da Fundação Cassiano Ricardo de São José dos Campos – SP, com o poema “Sígnos”; “Poesias no Ônibus”, da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) com o poema “Estrela Guia”, “Poesia do Brasil” (volume 7) e “Poeta, Mostra a tua cara” (volume 5).

SERVIÇO

Show Universos das Canções, neste domingo,(14/03), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. Ingressos: R$10, com meia-entrada para estudantes. Informações:

3254-7630. (Diário do Pará)

Comentários