XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA 2011

Ao final do Congresso Brasileiro de Poesia do ano de 2010, já pairava uma certeza entre todos os artistas que participaram intensamente daquele belíssimo encontro. Também como todos os outros em que participei desde 2008, ficou o intenso gosto do quero mais – A verdade é que muitos já haviam decidido seus retornos à charmosa cidade de Bento Gonçalves – RS para o reencontro com a poesia no começo de outubro de 2011.
O homenageado da XIX edição ainda não sabíamos, pois, dessa parte, sempre nos vem à surpresa, e antes do meio do ano, o nome já era revelado, porém, com uma grata euforia, pois, o anunciado, nada mais, nada menos era o consagrado escritor Afonso Romano de Sant’anna e em sua companhia evidentemente sua esposa a também escritora Marina Colasanti, ambos, com grande atuação até o final do evento, ora lançando livros, ora palestrando ou assistindo recitais, em sobejante elegância, humildade numa discretíssima e imensurável nobreza artística.
Outra surpresa nesta edição do congresso foi a participação de um dos maiores compositores da MPB o mineiro Marcio Borges e que levou com ele todo o mistério revelado do Clube da Esquina. Mais uma surpresa: agora, falo do gaúcho Colmar Duarte, poeta, compositor letrista, e que foi patrono do evento, esse que se fez presente com sua inteligência; ensinava a todos, inclusive para seus conterrâneos o modo cultural da fronteira gaúcha, e eu tive o privilegio de conhecê-lo e conversamos muito, logo no aeroporto de Porto Alegre, quando aguardávamos o translado à Bento. Daí foram chegando poetas, atores, fotógrafos, jornalistas com eles os abraços do reencontro, palavras poéticas acumuladas dentro da saudade, risos e novidades.
Também para representar o Estado do Pará juntamente comigo e levando seu recital solo Tambores do Meu Peito, o Congresso contou pela primeira vez com a participação do poeta Rui do Carmo que com sua simpatia foi logo agradando a todos através de sua poética que corre em suas veias feito braços dos rios da Amazônia.
Eu juntamente com o eletrizante poeta curitibano Rodrigo Mebs, ajustávamos o nosso brasildepontacabeça, recital que nos deixou em êxtase todas as vezes que apresentávamos nas escolas de Bento Gonçalves. Na via do destino da poesia ganhamos o reforço da talentosa e cativante May Pasquetti. Rodrigo Mebs, ainda lançou seu primeiro livro, Por Amor ou Por Vício, durante o Congresso, em noite de grande emoção.
Ainda tivemos o Quarta Capa, projeto de Jiddu Saldanha em homenagem ao poeta Mano Melo esse que participou encantando com sua declamação visceral. A apresentação do Grupo Tata Mirô do Amapá; do projeto Torre de Babel de Artur Gomes; lançamentos dos livros de Airton Ortiz e Ronaldo Wernek; apresentação do vídeo poema de Flavio Pettinichi. .
São tantos amigos que já conquistei por causa desse grandioso acontecimento que ao término de cada temporada chega a lembrança de cada um com esperança imensa do reencontro no ano seguinte: Cacau Gonçalves, Rodrigo Mebs Jorge Ventura, Fátima Borchert, Maria Clara Segóbia, Tanussi Cardoso, Jiddu Saldanha, Artur Gomes, Edmilson Santini, Isolda Marinho, Gabriel Marinho, Telma da Costa, May Pasquetti, Dalmo Saraiva, Fernanda Frazão, Eduardo Tornaghi, Andréa Motta, Ronaldo Wernek, Airton Ortiz e tantos outros poetas queridos, também os funcionários do hotel Vino Cap que nos recepcionam com tanta atenção, os amigos Zeca, Luiza e Izadora Zecchin da Cachaçaria Agenda.
Afirmo com toda certeza que o Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves-RS tem a cara de todos os poetas, artistas e amantes da poesia que dele participam, sim, por causa da resistência de seu idealizador e coordenador Ademir Antônio Bacca, nada disso aconteceria se não fosse a dedicação e o amor pela arte à poesia que em dezenove anos faz esse sonho contínuo ser real.
Mais uma vez valeu Bacca!


Renato Gusmão
Poeta – Compositor – Produtor Cultural

Fones: 0XX 91 8108 1523 – 0XX 91 3254 7630
Blog: http//cordapatria.blogspot.com/
e-mail: gusmaozen@hotmail.com

Comentários